14 de out. de 2009

Down by Law

Down By Law, EUA/Alemanha, 1986


Um dos primeiros trabalhos do diretor Jim Jarmush acrescida da interpretação impecável em início de carreira de Roberto Benigni, o filme foi um dos precursores do cinema independente americano que posteriormente afirmou a identidade do gênero.

O filme conta a história de três personagens: um dj fracassado, um cafetão sonhador, e um estrangeiro que não domina a língua inglesa. O que os une é o gosto amargo do fracasso. A sensação de deslocamento é inerente tanto aos personagens, quanto à cidade em que vivem. São figuras que não tem o seu lugar no sonho americano, marcados por um tom cínico, com sabor de ressaca.

A fotografia em preto e branco, inspirada nos filmes de prisão dos anos 40, faz antologia de imagens baratas do mundo do filme noir.

1 comentários:

mpira disse...

Para um filme cujas tomadas iniciais parecem mergulhar na angústia e na decadência, tem um desfecho inacreditável e quase irônico, não fosse a autenticidade completa e humana de seu personagem principal.
Dentro da atual estética da cópia, da alusão e da auto-referência, motor de toda a voga de “Cult-movies”, a idéia de um final feliz pode ser entendida como um procedimento de metalinguagem, como uma última reverência aos estereótipos de que os personagens pareciam libertar-se.
Somente um filme encantador pode permitir-se algumas concessões ao espírito da época.

Postar um comentário