9 de out. de 2009

Kinsey

Kinsey, Alemanha/EUA, 2004


Em meados da década de 40, Dr. Kinsey - um zoólogo e professor centrado na vida dos insetos, motivado por uma adolescência recalcada, descobre seu profundo interesse pelas práticas sexuais do ser humano, acabando por fazer disso o móbil da sua vida pessoal e profissional. E é num contexto de escandalosa repressão que se desenrola a história de um homem encarado como um quase-herói (e igualmente anti-herói).

A polêmica dos estudos de Kinsey cercam ainda a sua metodologia, que em alguns casos envolviam práticas sexuais dos pesquisadores com participantes. Apesar disso, nunca houve um estudo sobre a sexualidade humana que envolvesse tantas pessoas, sendo considerado como um dos maiores estudos mundiais do comportamento sexual humano.

O filme traz Leam Neeson no papel do cientista - um homem sensível e perturbado, mas também afetuoso, cômico, obstinado e lutador, que nunca desiste da sua causa mesmo quando os apoios aos seus projetos são escassos ou inexistentes. A caracterização física do ator está impecável, assim como a de Laura Linney (sua ex-aluna e esposa) que prova a sua versatilidade e impressiona pela profundidade que empresta à personagem.

1 comentários:

Vinícius Bocato disse...

Deve ser interessantíssimo! Me chamou a atenção o fato da "repressão sexual" naquela época ser abusurda, pelos relatos de nossos avós e afins... esse sujeito vivenciou os extremos da época! =P

Postar um comentário